Ana Paula Barcena passou 11 de seus 37 anos trabalhando no departamento comercial de uma empresa de limpeza de São Paulo. Ela era responsável por vender os serviços da companhia e ouvir o feedback dos clientes. “Eu passava o dia conversando com eles e fazia questão de perguntar do que mais gostavam, o que achavam ruim.”

Com o tempo, a paulista acumulou uma lista de aspectos positivos e negativos sobre o trabalho feito pela empresa. “Percebi que as duas maiores reclamações eram a qualidade do serviço prestado, que deixava a desejar em muitos casos, e o fato de os produtos usados não serem ecológicos.”

Munida com essas informações, em meados de 2008, Ana Paula começou a pensar na possibilidade de abrir uma empresa que conseguisse sanar os principais problemas apontados pelos consumidores. Mas havia algumas coisas a se considerar para tomar aquela decisão.

Para começar, os pais da paulista dependiam dela financeiramente. “Eu não terminei a faculdade e sabia que aquele emprego era uma segurança. Não queria que eles sofressem caso a minha ideia desse errado.” Além disso, o dinheiro que ela tinha guardado na poupança não era o que ela imaginava suficiente para fazer o investimento inicial de um negócio.

A coragem para virar empreendedora só veio em 2009, com um convite de trabalho. A empresa concorrente da que Ana Paula trabalhava queria contratá-la, por um salário maior. “Quando me vi sendo disputada por duas companhias, percebi que eu tinha a capacidade de fazer o meu próprio negócio dar certo.”

Antes de pedir demissão, a paulista decidiu testar a ideia. Com R$ 500, ela comprou produtos de limpeza ecológicos e deu entrada na lavadora extratora (usada para limpar pisos, carpetes e estofados), parcelando a perder de vista. Parte desse valor foi usada também para divulgar o serviço em uma revista do bairro em que morava.

fonte: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/disputada-por-empresas-mulher-decide-virar-empreendedora-e-fatura-r-500-mil.html

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